Conversa de cacheada para cacheada

A sétima edição do Solte Os Cachos acontece no dia 02 de Fevereiro, a partir das 9h, na Beleza & Cia.

0 min read

Vivemos em uma sociedade onde os padrões da beleza feminina são rigorosos. Mulher tem que se vestir ‘’assim’’, se comportar ‘’assado’’, pesar tantos kgs e estar sempre impecável. E isso também se aplica aos cabelos. Todos cresceram com a ideia de que o cabelo bonito é o cabelo liso. Mas estamos vivendo uma nova era: A era do Solte os Cachos!

Quebrando os padrões de beleza, muitas mulheres vem cada vez mais buscando assumir os cachos, os cabelos crespos e ondulados. A transição capilar é um momento importantíssimo na vida de quem submeteu seus cabelos a procedimentos químicos como relaxamento, permanente, escova progressiva e outras fórmulas alisantes, mas decidiu abrir mão de tudo isso para ter de volta seus cabelos na forma natural.

A transição capilar é uma fase de mudanças. Embora tudo comece com o desejo de assumir os cabelos em sua estrutura natural, a transição é capaz de mudar também o estilo de vida, percepção, motivação, relacionamentos e objetivos.

‘’O processo de transição e assumir os cabelos naturais foi a coisa mais empoderadora que eu experimentei na vida! Envolveu um redescobrimento, uma nova forma de olhar para minha beleza e para a beleza de outras pessoas... E foi além. É um processo de autoconhecimento enorme. Depois de mais de 10 anos alisando o cabelo, sofrendo calor da chapinha, achando que meu cabelo era "ruim", odiando os fios que brotavam da minha cabeça e, consequentemente, odiando outras partes de mim, eu pude me sentir bonita, aprender a me amar um pouquinho mais todos os dias, a ter força e confiança em outras áreas da minha vida.’’ Júlia relata que quando decidiu aceitar seus cachos não se falava muito em transição capilar.

Júlia também relata que há 7 anos atrás não se falava muito em transição capilar. Agora, imagine há 15 anos atrás! O ano era 2003 e Fátima Sousa decidiu que queria assumir os seus cabelos. Profissional da área de beleza e estética, Fátima sabia que seria complicado assumir os seus cachos devido os padrões rígidos de beleza, ainda mais sendo gestora de um salão. Mas, isso não a conteve e ela esqueceu as escovas, chapinhas e alisamentos.

‘’Eu me assumi de vez com o cabelo que eu tinha. E acreditem: Foi uma libertação! Eu não tenho mais medo da chuva e aproveito a praia com toda a liberdade. Eu sou eu! E me acho linda!’’

Sabendo a dificuldade que é passar pelo período de transição, Fátima Sousa decidiu passar para frente todo o seu conhecimento e experiência. Tornou-se especialista em cachos, fez cursos fora do país e hoje, a gestora promove a cada 2 meses um encontro exclusivo para cacheadas.

‘’ Nas primeiras edições do Solte Os Cachos, notávamos que as pessoas chegavam tímidas e o nosso público ainda era pequeno. Hoje, depois de 6 edições, somos o maior encontro de cacheadas do Piauí!’’ Relata de forma alegre e orgulhosa a gestora.

Durante o evento que tem entrada gratuita, Fátima Sousa bate um papo de cacheada para cacheada. Conta sua experiência, tira dúvidas, fala sobre os tabus, ensina, mostra os melhores produtos do mercado e acima de tudo, mostra para todas as participantes que mais importante do que o padrão de beleza é se amar.

A sétima edição do Solte Os Cachos acontece no dia 02 de Fevereiro, a partir das 9h, na Beleza & Cia.