Insônia? Veja o que acontece com o seu corpo.

Se você tem insônia, você não é o único. Mas as consequências podem ser mais sérias que apenas cansaço. Veja!

0 min read

Se você se encontra nessa categoria de não dormir, você não é o único. Aproximadamente 1 em cada 3 adultos americanos não está dormindo o suficiente, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono (AASM). Não dormir o suficiente pode diminuir seu desejo sexual, enfraquecer seu sistema imunológico, causar problemas de raciocínio e levar ao ganho de peso. Além disso, também pode aumentar o risco de certos tipos de câncer, diabetes e até mesmo acidentes de carro.

Aqui estão as 10 principais consequências para o seu corpo quando você não descansa horas suficientes debaixo das cobertas:

 

1. Você fica doente

Perder o sono pode prejudicar a capacidade do seu corpo de lutar contra doenças. Isso torna mais fácil ficar doente. Os pesquisadores até descobriram uma relação recíproca entre o sono e o sistema imunológico.

 

2. Seu coração sofre

Ambas as durações de sono curtas (menos de 5 horas por noite) e longas (9 ou mais horas por noite) mostraram ter um impacto negativo na saúde do coração, de acordo com uma análise publicada no European Heart Journal.

Em particular, suas chances de desenvolver doença coronariana ou ter um AVE (popularmente conhecido como "derrame") aumentam com menos horas de sono.

3. Seu risco de câncer aumenta

O sono encurtado está associado a taxas mais altas de câncer de mama, câncer colorretal e câncer de próstata, de acordo com a declaração de sono da AASM.

Os trabalhadores do turno da noite podem apresentar maiores riscos. Contudo, estudos recentes apresentaram dados em que tanto homens quanto mulheres que dormiam 7 ou mais horas por dia tiveram as menores taxas de mortalidade do grupo.

 

4. Você não consegue pensar

Até mesmo perder uma noite de sono pode levar a alguns problemas importantes de cognição (pensamento).

Em um estudo publicado pela Experimental Brain Research, um grupo de 18 homens recebeu uma tarefa para ser concluída. A primeira tarefa foi concluída após uma noite inteira de sono. A próxima tarefa foi concluída após pular uma noite de sono.

As funções cerebrais, incluindo memória, tomada de decisão, raciocínio e resolução de problemas apresentaram queda durante a realização da segunda tarefa, junto com o tempo de reação e o estado de alerta.

5. Você esquece coisas

Não só a falta de sono pode torná-lo mais esquecido, mas também há um crescente número de pesquisas indicando que o sono tem um impacto no aprendizado e na memória.

Os pesquisadores sugerem que o sono é fundamental para o processo de consolidação das coisas que aprendemos no cérebro. Em outras palavras, precisamos de descanso adequado para bloquear novas informações e armazená-las na memória.

6. Sua libido diminui

Não dormir o suficiente pode reduzir seu desejo sexual.

Em um estudo da Trust Source, jovens que perderam o sono durante o período de uma semana mostraram uma diminuição nos níveis de testosterona. Dormir 5 ou menos horas reduziu os níveis de hormônio sexual em cerca de 10 a 15 por cento.

Os homens também relataram que seu humor geral e vigor diminuíam a cada noite consecutiva de descanso interrompido.

7. Você ganha peso

A falta de sono pode causar ganho de peso.

Um estudo examinou a relação entre sono e peso em 21.469 adultos com idade acima de 20 anos. As pessoas que dormiam menos de 5 horas por noite durante o curso de três anos do estudo eram mais propensas a ganhar peso e eventualmente se tornar obesas.

Aqueles que dormiram entre 7 e 8 horas se saíram melhor na escala.

 

8. Seu risco de diabetes aumenta

Junto com uma circunferência abdominal maior, as pessoas que não dormem o suficiente (ou que dormem muito) aumentam o risco de desenvolver diabetes na idade adulta.

Os pesquisadores examinaram 10 estudos separados focados em sono e diabetes. Suas descobertas revelaram que 7 a 8 horas de descanso é o intervalo ideal para evitar problemas de insulina que podem levar ao diabetes.

9. Você está sujeito a acidentes

Você tem três vezes mais probabilidade de se envolver em um acidente de carro se dormir menos de 6 horas por noite, de acordo com a National Sleep Foundation.

As pessoas mais vulneráveis ​​são trabalhadores em turnos, motoristas comerciais, viajantes a negócios e qualquer outra pessoa que trabalhe em horas extras ou em horários estranhos. Pense duas vezes antes de se sentar ao volante se não estiver dormindo o suficiente.

 

10. Sua pele sofre

Se todos esses riscos à saúde não o convencerem a dormir mais, faça-o pela sua aparência.

Em um estudo, um grupo de pessoas entre 30 e 50 anos foi avaliado com base em seus hábitos de sono e nas condições de sua pele. Os resultados revelaram que aqueles com muito pouco sono tinham mais linhas finas, rugas, cor de pele irregular e flacidez acentuada da pele.

Os dormiam menos de 6 horas por dia também estavam mais insatisfeitos com sua aparência do que seus pares bem descansados.

Mais que descanso de beleza

Dormir o suficiente não é apenas para sua vaidade. Isso pode salvar sua vida.

Reserve um tempo para realizar a sua higienização ambiental e considerar tudo o que você está arriscando antes de continuar aquela maratona de TV tarde da noite. Depois, apague as luzes e desfrute de 7 a 8 horas de beleza - e saúde - descanso.

Precisa de uma ajuda extra? Conheça programas de SPA para melhorar o sono.

Seja programas de mais de um dia ou de apenas poucas horas, se desconectar da rotina e tirar um tempo só para você pode ajudar a regular o organismo e melhorar a qualidade do seu sono. Rituais de relaxamento, sessões de ozonioterapia e acuputura auricular são apenas alguns exemplos de SPAs que você pode tentar.

A terapia com ozônio pode ajudar a melhorar seu sono e a sua função cerebral. O protocolo aumenta os níveis de oxigênio em seu corpo, aumentar a respiração celular, fortalecer o sistema imunológico, aliviar o estresse, combater a ansiedade, melhorar a circulação sanguínea, combater a insônia, aumentar a função cerebral, melhorar a memória e neutralizar toxinas e impurezas no corpo.

Já a Auriculoterapia, ou Acupuntura Auricular, usa técnicas milenares chinesas para ativar pontos de pressão na orelha, considerado um microssistema pelo tratamento. O método possui inúmeros benefícios além de melhorar a qualidade do sono, como controle de peso, superar vícios e alívio de dores.

 

Programas de SPA e Relaxamento na Beleza & Cia

Contando um espaço de 1200m2, a Beleza & Cia é o maior SPA urbano do Piauí. São mais de 150 serviços em relaxamento, estética e bem-estar a disposição, além de uma equipe altamente treinada e equipamentos ultramodernos para oferecer a melhor experiência para nossos clientes. Localizado no coração da zona leste de Teresina, somos a opção perfeita para você tirar um tempo para si mesmo, seja no horário de almoço ou em um dia inteiro com a gente.

Entre em contato com a gente e tenha um reforço para se cuidar e dormir melhor.

 

Artigo original disponível em Health Line (em inglês) e Salvagente (em ingles).