O que FAZER e NÃO FAZER ao cuidar da pele em casa

Selecionamos regras de ouro para ter uma pele feliz e calma no conforto de casa. Confira!

0 min read

Parece uma das rotinas mais simples, mas lavar o rosto exige tempo e atenção - e fazê-lo da maneira certa pode fazer a diferença entre a pele radiante e o aparecimento de acne. Segundo a Dra. Jennifer Haley, dermatologista credenciada em Scottsdale, Arizona, muitos acreditam que você só precisa lavar o rosto para tirar a maquiagem ou quando parecer sujo, mas na verdade, é recomendado que você lave o rosto duas vezes ao dia.

No entanto, a quantidade de vezes que você lava o rosto pode ser menos importante do que a forma como o trabalho é feito. Não importa seu tipo de pele, textura ou condição atual, uma rotina de limpeza noturna é especialmente importante. Remover a maquiagem e a sujeira do dia ajudará a preparar a pele para o seu regime de cuidados com a pele, bem como apoiará a pele em seus processos de regeneração e renovação durante a noite.

 

FAZER: remova adequadamente toda a sua maquiagem primeiro

Use um removedor de maquiagem suave para fazer o trabalho antes de começar a limpar - especialmente antes de dormir. Os poros são usados ​​para eliminar as toxinas durante a noite e, se estiverem entupidos, tudo ficará protegido e parecerá congestionado. E isso vale para todos os tipos de pele.

NÃO FAZER: nada de sabonete genérico

A menos que sejam especialmente formulados para o rosto, os sabonetes em barra podem alterar o equilíbrio do pH da pele, o que permite o crescimento de mais bactérias e leveduras.

E atenção aos produtos espumantes: O Dr. Erum Ilyas, dermatologista credenciado em King of Prussia, Pensilvânia, alerta que pessoas procuram produtos com espuma por acreditarem que a espuma é responsável pela limpeza, mas pode retirar a oleosidade natural e necessária da sua pele.

NÃO FAZER: esfregar o rosto

Esfregar o rosto pode tirar a barreira protetora natural da pele. A melhor maneira de limpar a pele é usando a ponta dos dedos, pelo menos um ou dois minutos.

Para esfoliar, procure ingredientes em seus produtos de limpeza que contenham ácido salicílico, ácido glicólico, ácido lático ou enzimas de frutas.

Deixar esses produtos penetrarem na pele por 60 a 90 segundos fará o trabalho, ou limpar os poros e remover as células mortas da pele para fornecer um brilho saudável.

E ao secar o rosto, não deslize a toalha sobre a pele. Apenas pressione levemente o tecido contra o rosto para absover o excesso de umidade.

FAZER: dê uma injeção de água micelar

Esta é a água que contém moléculas de micelas que se ligam à maquiagem e aos detritos e os decompõem. Algumas pessoas, especialmente aquelas que não usam maquiagem, podem usar água micelar como limpador e nem precisa ser enxágue.

NÃO FAZER: Enlouqueça com as ferramentas

Use as mãos como ferramentas. Estudos mostram que a quantidade de bactérias que se acumulam nas esponjas de bucha é prova de que essas podem não ser uma boa ideia, a menos que você seja meticuloso em limpá-las constantemente em uma solução de alvejante.

FAZER: uma escova de limpeza sônica pode ajudar

A pele oleosa pode se beneficiar da limpeza sônica, uma tecnologia que usa pulsações suaves para limpar os poros. Mas se você tem pele sensível, pode limitar a frequência de uso dessa ferramenta, pois ela pode irritar a pele.

 

NÃO FAZER: Esquecer do queixo

Sua mandíbula e pescoço estão sujeitos ao acúmulo de sujeira e detritos. E eles também precisam de cuidados. Ao fazer uma massagem de limpeza no rosto, esfregue suavemente os dedos em um movimento ascendente para manter a circulação e estimular a pele a ficar firme e naturalmente levantada.

FAZER: Seque com uma toalha macia

É hora de repensar isso. Deixar pingar água no rosto não o hidrata; na verdade, quando a água evapora, pode causar secura. Lembre-se de acariciar suavemente com uma toalha macia e antimicrobiana, sendo extremamente cauteloso ao redor da área sensível sob os olhos, depois de terminar.

 

NÃO FAZER: Lavar demais

Muitas vezes as pessoas esquecem que provavelmente também estão lavando o rosto no chuveiro. Se você colocar outras rotinas de lavagem na pia duas vezes por dia, então você terá três e isso pode ser um pouco excessivo.

 

FAZER: use a quantidade recomendada

Se você está se perguntando por que seu limpador não está funcionando como prometido (ou como elogiado), verifique quanto você está usando.

Em caso de dúvida, leia o rótulo para saber a quantidade recomendada. Os produtos frequentemente passam por testes e testes para encontrar a quantidade mais eficaz (e segura) para uso geral.

NÃO FAZER: esfoliar demais

Sua pele possui uma barreira natural que a protege e ajuda a reter a umidade. Embora usar um esfoliante ou limpador físico possa parecer macio no primeiro dia, esfregar muito forte ou usar esses produtos diariamente pode danificar a camada mais externa da pele.

Um sinal de exfoliação excessiva é a hipersensibilidade da pele. Isso pode causar irritação, erupções cutâneas e até uma sensação de ardência ao aplicar os produtos.

Fique atento aos produtos de limpeza diários que incluem ingredientes esfoliantes ativos como alfa-hidroxiácidos (lático, glicólico, frutas) e beta-hidroxiácidos (salicílico, extratos de casca de salgueiro), pois são extremamente poderosos para descamar a pele.

 

FAZER: termine com um toner

Embora não seja tecnicamente uma etapa na lavagem do rosto, muitas vezes não percebem a importância do que vem depois: o reequilíbrio da pele.

Toners são fórmulas leves e líquidas originalmente usadas para redefinir o pH da sua pele para que ela possa se proteger de bactérias e danos. Agora, muitos toners vêm com benefícios extras que atendem a preocupações específicas.

NÃO FAZER: esquecer da hidratação

Além de tonificar, certifique-se de ajudar sua pele a se manter hidratada. Algumas pessoas gostam da sensação de "aperto" após lavar o rosto, mas na verdade é um sinal de ressecamento.

Depois disso, sua pele pode começar a ficar sensível, ou mesmo descamar ou rachar. A aplicação de hidratante protege sua pele contra o ressecamento.

Se sua pele fica continuamente seca após a lavagem, tente trocar de limpadores. Opte por um limpador suave ou um limpador à base de óleo.

FAZER: experimente sua rotina

Entenda seu tipo de pele e busque produtos adequados para você. Ferramentas como o Skin Smart Diagnosis, disponível na Beleza & Cia, realiza uma avaliação rápida e eficiente sobre a saúde da sua pele e a nossa profissional pode recomendar rotinas personalizadas para a sua pele.

Realizar limpeza de pele periódicas com profissionais qualificados e de confiança podem ajudar a manter a sua pele jovem e saudável. Assim, cuidar diariamente em casa pode ser uma tarefa mais fácil e tranquila.

Agende sua avaliação com a gente!

Artigo original disponível em Health Line.