Você PRECISA conhecer a Auriculoterapia

Tratamento terapêutico milenar tem estudos recentes que demonstram sua eficiência no tratamento de dores, vícios e até controle de peso. Conheça!

0 min read

Se você nunca ouviu falar da Auriculoterapia, temos alguns motivos incríveis para você conhecer esse tratamento terapeutico. A terapia atua em que pontos específicos da orelha, que são estimulados a fim de promover a cura em outras áreas do corpo. São sessões rápidas para tratar dores, vícios e até controle de peso.

Tal como acontece com muitos tipos de acupunturas praticados na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), são frequentemente utilizadas agulhas finas como um fio de cabelo inseridas na pele. No entanto, na Beleza & Cia, além das agulhas, você também pode realizar a terapia com sementes de mostarda.

Milenar, sim. Moderna também.

Embora baseada nos antigos princípios milenares da MTC, a acupuntura auricular é bastante moderna, com estudos avançando exponencialmente a partir de meados do século 20, pelo médico francês Paul Nogier. Desde então, foi demonstrado em estudos que é útil para uma série de problemas médicos, incluindo abuso de substâncias, insônia, parar de fumar, vários tipos de dor e muito mais.

Como funciona

A acupuntura auricular considera o ouvido como um "microssistema", composto de pontos de acupuntura que se coordenam com todas as partes do corpo. Embora existam muitos mapas diferentes de pontos de acupuntura para o ouvido, em 1990, a Organização Mundial da Saúde padronizou 39 deles. Destes, existem 10 "pontos principais" que são considerados os mais importantes.

Dependendo da área estimulada, a acupuntura auricular é usada por profissionais da MTC para tratar uma ampla variedade de condições de saúde, incluindo, mas não se limitando a:

  • Alergias
  • Ansiedade
  • Artrite
  • Dor crônica
  • Prisão de ventre
  • Depressão
  • Fibromialgia
  • Dores de cabeça
  • Insônia
  • Síndrome do intestino irritável
  • Dor lombar
  • Enxaqueca
  • Trauma
  • Acupuntura para dores nas costas e pescoço

Inúmeros benefícios

Atualmente, tem havido pesquisas para apoiar a eficácia da acupuntura auricular para muitos desses propósitos. Conheça seis casos em que a Auriculoterapia tem apresentado os melhores resultados.

 

01. Abuso de substâncias e saúde comportamental

Na década de 1970, a National Acupuncture Detoxification Association (NADA) desenvolveu um protocolo de acupuntura de ouvido padronizado no Lincoln Hospital em Nova York. Projetado para apoiar o tratamento de drogas e álcool, aliviando os sintomas de abstinência e promovendo a calma, o programa usa de três a cinco pontos - os pontos simpático, Shen Men, rim, fígado e pulmão. Eles podem ser estimulados por agulhas, toque, movimento, calor ou eletricidade.

02. Insônia

Quando usada para ajudar pessoas que têm problemas para dormir, a acupuntura auricular é administrada com sementes ou contas magnéticas colocadas em pontos de acupressão na orelha e massageadas suavemente.

03. Parar de fumar

Uma meta-análise de 2014, com 25 estudos prévios de acupuntura auricular, acupressão auricular e auriculoterapia para tratamento de tabagismo, constatou que teve resultados positivos quando comparados a controles inativos ou inespecíficos.

04. Enxaqueca

A acupuntura auditiva pode ser útil para tratar enxaquecas, de acordo com um estudo publicado na Acupuncture & Electro-Therapeutics Research em 2012.9 Ele descobriu que dois meses de tratamentos semanais de acupuntura auricular levaram a melhorias significativas na dor e no humor de 35 pacientes com enxaqueca.

05. Dor Aguda ou Pós-Cirúrgica

A acupuntura é usada há muito tempo para o tratamento da dor. Para um relatório publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, em 2010, os pesquisadores concluíram que a acupuntura auricular pode ser eficaz no alívio de vários tipos de dor, especialmente a dor pós-operatória.

Da mesma forma, uma revisão de estudos de 2017 examinou o uso de acupuntura de ouvido para alívio imediato da dor. Eles incluíram 10 estudos controlados randomizados que compararam a acupuntura de ouvido a analgésicos.

Seis dos estudos descobriram que a acupuntura auricular é superior aos analgésicos, enquanto três estudos a consideraram comparável. Os autores concluíram que a acupuntura de ouvido pode ser útil nas primeiras 48 horas de dor.

06. Obesidade

A estimulação dos pontos de acupuntura auriculares com agulhas, estimulação elétrica ou pressão pode ajudar na perda de peso. Uma meta-análise de 2017, com 13 estudos controlados randomizados descobriu que a acupuntura auricular melhorou o peso corporal, o índice de massa corporal, a gordura corporal e a circunferência da cintura em adultos com sobrepeso e obesos.

Como é o procedimento

Se você optar por fazer acupuntura auricular por qualquer motivo, antes do tratamento você assinará um formulário de consentimento e responderá a perguntas relacionadas à sua condição, bem como sobre quaisquer condições que possam ser contra-indicações ao tratamento.

Não é necessário despir-se. Se seu cabelo for comprido, você deverá puxá-lo para trás para expor suas orelhas. Você provavelmente será tratado enquanto estiver sentado. Antes de iniciar, o profissional fará um teste de pontos com um apalpador.

Em seguida, profissional realizará a assepsia do local e colocará de três a cinco agulhas descartáveis ​​estéreis em pontos específicos de seu ouvido. As agulhas são muito finas, mas você pode sentir uma vaga sensação de pressão à medida que eles são inseridos, se você sentir alguma coisa.

Caso prefira, ao invés das agulhas, serão usadas sementes de mostardas nos pontos de pressão, colando-as com fita adesiva. Você pode massagear essas sementes de orelha duas a três vezes ao dia quando tiver sintomas.

 

Efeitos colaterais e riscos

A acupuntura auricular é um tratamento de baixo risco. Uma revisão sistemática de eventos adversos relatados em mais de 40 artigos de pesquisa publicados não encontrou efeitos colaterais graves. Os mais comuns foram tontura, dor no local da inserção, náuseas, irritação na pele e sangramento leve.

As contra-indicações para acupuntura de ouvido incluem gravidez, epilepsia, hemofilia e alergia a metais. Se você tem um marca-passo, não deve fazer o tipo de acupuntura auricular que usa pulso elétrico.

Auriculoterapia na Beleza & Cia

A acupuntura auricular é um procedimento relativamente seguro e você pode realizar na Beleza & Cia, o maior SPA urbano do Piauí, com profissionais altamente qualificados e prontos para oferecer a melhor experiência para os nossos clientes. Agende a sua avaliação e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento.

Artigo original disponível em Very Well Health (em inglês).