Você precisa de uma Drenagem Linfática?

Ao contrário do que muitos pensam, a Drenagem Linfática não emagrece. Entenda!

0 min read

A massagem de Drenagem Linfática se tornou uma forma popular de massagem devido aos seus potenciais benefícios à saúde. Apesar da popularidade, muitas pessoas se equivocam ao acreditar que esse tipo de massagem trabalha gordura localizada e pode ajudar a emagrecer. Então, o que é, de fato, essa massagem? Você realmente precisa de uma drenagem linfática? Vamos descobrir a seguir.

 

O que é a Drenagem Linfática?

Ao contrário do que muita gente pensa, essa abordagem especializada se concentra no sistema linfático, que faz parte do sistema imunológico, e não em gordura localizada. 

Este tipo de massagem visa ajudar o corpo a manter a circulação sanguínea adequada, o equilíbrio dos fluidos corporais e as funções imunológicas, o que é extremamente importante para a saúde global do corpo e seu funcionamento.

 

Compreendendo o Sistema Linfático

O sistema linfático contém vasos e nódulos com linfa, uma mistura de proteínas, água, produtos residuais e elementos do sistema imunológico. Localizados por todo o corpo, os nódulos linfáticos filtram todos esses detritos.

Os maiores nós estão no pescoço, virilha e axilas. Todos trabalham juntos para garantir que a linfa "limpa" seja transportada de volta às veias que levam o sangue ao coração.

 

Benefícios da massagem de Drenagem Linfática

‌Os inchaços causados por acúmulo de linfa, também conhecido como linfedema, pode ser tratado com bandagens ou meias de compressão apertadas, mas uma massagem de drenagem linfática manual pode ajudar a aumentar os benefícios.

Se você tiver linfedema após uma mastectomia, por exemplo, que envolve a remoção do tecido mamário para tratar ou prevenir o câncer de mama, a massagem de drenagem linfática pode ajudar a aliviar os sintomas leves a moderados após a cirurgia.

 

Tratamento de outras condições de saúde

Além do linfedema, a massagem de drenagem linfática pode ajudar a tratar vários problemas de saúde. Algumas condições podem se beneficiar mais com a massagem do que outras.

Estudos descobriram que a massagem de drenagem linfática pode ser benéfica para:

  1. Artrite reumatóide

Se você tem artrite reumatóide, pode apresentar fluxo linfático insuficiente à medida que a doença progride. Junto com o inchaço dos tecidos, a dor nas articulações aumenta, as articulações perdem sua função e a cor da pele muda. A massagem de drenagem linfática pode ajudar a aliviar esses sintomas de artrite reumatóide em estágio avançado.

 

  1. ‌Insuficiência venosa crônica (CVI).

A insuficiência venosa crônica ocorre quando as válvulas ou paredes das veias que estão nas pernas não funcionam corretamente. Isso dificulta o fluxo sanguíneo das pernas para o coração.‌ A massagem de drenagem linfática pode ajudar a aumentar a velocidade do fluxo sanguíneo em pessoas com IVC.

 

  1. ‌Fibromialgia.

A massagem de drenagem linfática pode ajudar as pessoas com fibromialgia. Essa condição causa inflamação dos nervos da pele, descoloração da pele e edema dos tecidos. A massagem demonstrou ser melhor do que a massagem do tecido conjuntivo no tratamento da depressão, rigidez e na melhoria da qualidade de vida de quem vive com fibromialgia.

 

O que acontece durante uma massagem para drenagem linfática?

Converse com seu médico antes de receber uma massagem de drenagem linfática e certifique-se de que está recebendo tratamento de um profissional treinado. O massoterapeuta seguirá uma sequência específica, usando uma série de técnicas de massagem, incluindo movimentos de alongamento, compressão, deslizamento e escavação.

Movimentos rítmicos leves estimulam o Sistema Linfático sem pressionar com força o vaso. Eles fazem com que o fluido linfático se mova facilmente através dos nódulos e tecidos, garantindo que o fluido não fique preso em qualquer lugar.

 

Contra-indicações

A Drenagem Linfática é contra-indicada em casos de infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.

 

Drenagem Linfática na Beleza & Cia

A Beleza & Cia conta com um time especializado e altamente qualificado para a realização da Drenagem Linfática, proporcionando um procedimento seguro e com resultados. Atendemos o Método Tradicional e o Método Joana Medrado.

Agende já a sua avaliação com um dos nossos especialistas.

Artigo original disponível no WebMD (em inglês).

 

Preciso reduzir gordura localizada. E agora?

Se você precisa trabalhar gordura localizada, a Beleza & Cia tem diversos procedimentos estéticos não invasivos e seguros que ajudar na perda e eliminação da gordura localizada. Criolipólise, Photon Dome, Heccus, Velashape e Radiofrequência são apenas alguns exemplos que podem te ajudar.